Análise de Valor Agregado em Projetos – Parte I

Para entendermos como funciona a análise de Valor Agregado em projetos precisamos primeiro compreender as terminologias fundamentais para obtenção dos resultados esperados. Este é o objetivo da primeira parte deste artigo.
A Análise de Valor Agregado utiliza as variações de Prazo e Custo do projeto para obter respostas, ao passo que o projeto é executado, sobre o andamento do mesmo.
O Valor Agregado é a relação do que foi obtido como resultado em comparação ao que foi gasto em um determinado período no projeto. Para exemplificar podemos descrever um projeto com prazo previsto de conclusão em dois meses, com custo, linear, de 2000 unidades de valor, o valor agregado ao final do 1º mês seria de 800 u.v., e uma analise rápida sobre o projeto poderia dar a falsa impresão de que esteja simplesmente com os custos reduzidos, no entanto não foram analisadas as suas entregas, o trabalho realizado, ou seja, quais as entregas previstas ao final deste primeiro mês foram realmente entregues? Caso só tenham sido entregues 40% do previsto e foi gasto 80% o projeto está com a agenda comprometida.
Observe nosso primeiro gráfico:




O Valor planejado seria o orçamento do projeto, na análise de valor agregado esta linha servirá como base para alguns conceitos.Veremos logo abaixo um gráfico com a data de referência, data que o projeto esta sendo analisado através de Valor Agregado.






O projeto, que tem uma duração de 6 meses está sendo analisado na metade do prazo e o custo está acima do previsto, uma análise simplificada daria a entender que o trabalho realizado está também adiantado, pois foram aplicados recusros além do planejado até então.
O próximo gráfico traz para a perspectiva financeira o trabalho realizado até o momento.Observe que, apesar dos custos estarem acima do planejado, o trabalho realizado – entregas feitas até o momento – estão abaixo do previsto.




Veremos abaixo algumas terminologias para o entendimento da variação de Custos e Prazos
Variação de Custos - VC (Cost Variance - CV)
É a diferença entre o Valor Agregado e o Custo Real (VC = VA – CR), é o custo previsto para atingir o nível de conclusão do projeto na data de referência. Um VC positivo indica que as atividades estão agregando um valor acima do CR, caso seja negativo as atividades estão agregando um valor inferior ao que tem se gastado.



Variação de Prazos - VP (Schedule Variance - SV)
É a diferença entre o valor agregado e o valor planejado, também conhecido como linha de base. Caso o valor de VP seja positivo o projeto estará adiantado, caso seja negativo o projeto estará atrasado.




Aguardo vocês no próximo post, continuaremos com a Variação do Tempo e veremos os Índices de Desempenho.
Um cordial abraço!
:)

Comentários

Bom dia Antony!



Meu nome é Everton e sou responsável pelo gerenciamento de projetos da empresa Personalsoft. Gostei muito do artigo de sua autoria que fala sobre corrente crítica em projetos e se possível, gostaria de mais informações sobre o assunto.



Estou querendo usar algumas boas práticas da corrente crítica e qualquer informação a respeito será bem vinda.



Parabenizo-o pelo excelente artigo e agradeço o tempo disponibilizado.



Um grande abraço!



Atenciosamente,



Everton Alves.

Gerência de Projetos

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira e Sucesso, mas sobre pilares sólidos!!!

Workshop gratuito

Corrente Crítica em Projetos - Parte II