Jurado 8 x Ir para Abilene

Saudações!

Lembrei-me de um filme, acredito que ainda pouco conhecido "12 Homens e uma Sentença" no qual doze jurados devem decidir, unanimemente, se um homem, sob pena de morte, é culpado ou inocente.
Escolhidos aletoriamente os doze jurados trancados numa sala devem chegar a um consenso e por fim um deles, o jurado 8, resolve votar contra a condenação, mesmo estando contra todos os outros jurados, e no decorrer da trama acaba por convencer os demais pela absolvição do acusado.
Lendo algo recente sobre o paradoxo de Abilene, que trata sobre pessoas que se vêem pressionadas a agir de forma oposta a suas convicções quando inseridas num grupo para evitar censuras ou para obter aceitação deste grupo, percebo na relação entre o filme e o paradoxo é que o jurado 8 poderia votar a favor da condenação do acusado e voltar pra casa, mas preferiu manter suas convicções, que não eram de certeza sobre a culpa da acusado e resolveu romper o paradoxo de Abilene.
As famosas salas de reunião para repasses deveriam se chamar Viagem a Abilene e todos, no mesmo carro fariam esta viagem, cansativa, quente e pouco proveitosa, mas todos iriam e irão quantas vezes o condutor chamar.
Romper o paradoxo seria agir como o jurado 8, que aos pouco foi convencendo os demais juris, não sobre a inocência da acusado, mas da não culpa dele sem provas concretas.

Não deixe sua empresa viajar assim, seja o jurado 8, rompa as idéias premoldadas!

Um curto post

Espero que gostem!

Antonyony Santana



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carreira e Sucesso, mas sobre pilares sólidos!!!

Workshop gratuito

Iconoclastia, dos idos aos dias atuais!